Ciclo de Vida do Mercado
O ciclo de vida do mercado irá descrever a evolução do mercado, a actividade onde estamos inseridos.
O mercado onde o produto está inserido é no mercado dos refrigerantes e neste momento, este mercado está em “declínio”, por isso a empresa começa a querer superar essa fase, laçando/evoluindo o produto original, ou até mesmo lançamento de novos produtos, ou fazendo promoções. Tendo sempre em atenção a concorrência das empresas que vem aumentando cada vez mais.
Ciclo de Vida do Produto Sumol
O ciclo de vida do produto irá descrever a evolução do produto no mercado.
Desde 1945 até 1990 fui foram fases de lanaçamentos e crescimento da marca.
Começando por ser uma fábrica de fabrico de gelo, laranjadas e gasosas, em 1945.
Passando ao original Sumol de laranja e um pouco mais tarde, em 1954 e 4 anos após esse lançamento, acrescentam à marca o sabor de ananás.
A primeira garrafa em que o Sumol foi lançado foi numa garrafa de 0,25l pirogravada, isto em 1954, em 1958 com o alargamento da gama ao sabor ananás, o tipo de garrafa é a mesma só existe diferenciação através das caricas.
A sumol também se preocupava em crescer, inovar e mostrar aos portugues que o sumol tinha que fazer parte das suas vidas. E para conseguir fazer isso tudo, a empresa apostou numa estratégia de marketing, cubrindo cartazes por todo o país com os slogans “Beba Sumol” e “Especialidade de Sumos de fruta”. Isto já, em 1965.
Lançando também o spot de televisão “Um gato é um gato, um cão é um cão. Sumol é aquilo que os outros não são”. Estes métodos era para mostrar a difereça entre a Sumol e a concorrência.
Como os protugueses gostam do sumol, a empresa tem de seguir as suas necessidades, acabando por, em 1976, fazer o lançamento da garrafa de virdo 1l , nos 2 sabores ja existentes (laranja e ananás).
Em 1978, para que o sumol continue a ter o sucesso, que teve até aqueles dias, apostou em fazer o segundo anúncio com uma figura pública credível: Herman José, para transmitir um o sabor de naturalidade do sumol.
Em 1984, outro “sintoma” de crescimento, pois surgiu o formato em lata0,33l nos 2 sabores (laranja e ananás). E também surge a primeira aproximação da marca com os jovens, com o anúncio “Stora como é que se diz Sumol em Inglês”.
A procura do Sumol Laranja era tanta, que o refrigerante foi lançado em garrafa de plástico – Pet de1,5l e de 2l apenas no sabor de laranja (mais uma vez pioneira, em 1986).
Primeira fase de rejuvenescimento da imagem dá-se em 1991. Aqui a empresa já tinha a necessidade de apostar na imagem, (sinais de fase de maturação). A fase de mudança de imagem transita dos rótulos brancos para os rótulos de riscas, e passa a ter as garrafas de vidro 0,25l com rótulo (até ao momento que eram pirogravadas).
O filme desenvolvido para acompanhar o lifting foi “Sumol Sinal verde para ti”. E foi aqui que se iniciou a construção visual da marca em que as cores verdes e vermelhas se tornaram características, mantendo-se o sabor e a qualidade que o público reconhece no Sumol.
1994, a marca dá um alargamento à gama de sabores através da variedade maracujá na garrafa Pet de 1,5l, lata 0,33l e garrafa de 0,25l VTP (Vidro Tara Perdida)
Em 1997, são feitas duas campanhas com o Alex, um cão inteligente e cúmplice do seu dono no prazer de beber Sumol (2filmes: olhos e praia). Foi uma aposta na comunicação jovem e distinta. Esta fase é uma pequena fase de maturação, em que a campanha foi realizada com o objectivo de mostrar que o Sumol era realmente bom e todos o apreciavam e reconheciam-no. E ainda hoje, os filmes do Alex, têm uma grande ligação à marca Sumol, pela notoriedade que conseguiram junto do público.
Em 2000, dá-se a segunda fase de rejuvenescimento da imagem – imagem das “manchas”. A marca já estava precisar de fazer uma mudança, pois já se estava a ficar saturada, a imagem que tinha. A evolução do posicionamento do “logo” da horizontal para vertical e do fundo das “riscas diagonais”.
E penso que seja, esta fase que enfrentamos, a partir agora, é uma fase de absoluto declínio, não só para a Sumol mas também para outras marcas até mesmo que não sejam do mesmo segmento, isto não que quer dizer que as empresas vão falir mas como tudo na vida tudo tem um inicio e um fim. Mas, sim começa a fazer campanhas, como foi o lançamento da campanha Sumol Ska. Para consolidar a imagem da marca junto dos jovens, foram realizados três filmes, interpretado pelos Despe e Siga: Agora Todos, Praia e Ting Tung.
É aqui nesta fase que a Sumol começa a preocupar-se um pouco com a saúde dos consumidores, e lança Sumol Light laranja garrafa Pet 1,5l, lata 0,33l e grupagem de 6 latas. Também foi realizado um spot televisivo, “Esplanada”, que procurou passar a mensagem de que era um produto saudável e sem nenhuma perda de sabor.
Dois anos depois é alargado a gama light a um novo sabor – ananás e lançamento de Sumol Regular dispensing nas variedades laranja e ananás. E foram realizados dois filme que ficaram para a historia:
Fanático – marcou pelo célebre grito: “PRRQUEEE ÉÉÉ QUE DIZES ISSO?!”
Hola – Onda: na sequência do filme Fanático, retracta os jovens que respondem ao empregado do café, quando este lhes pergunta “Quem é que pediu um Sumol?”, fazendo a “Hola” como se estivessem a assistir a um jogo de futebol no estádio.
E como já referi, o Sumol esta na fase se declínio está sempre à procura de estratégias para que os seus produtos mantenham a notoriedade, e em 2003 tem uma terceira fase de rejuvenescimento de imagem, e surge o ícone Sumol regular (modernização do ómega) e diferenciação de sabores.
2004 – ano de celebração dos 50 anos da marca, e realiza o lançamento de Sumol Ice Manga Mint: conceito inovador no segmento de refrigerantes de fruta com gás.
Apostando, (em 2005) em desportos radicais com patrocínio de atletas reconhecidos em cada uma das modalidades: Francisco Lufinha – campeão nacional de Kitesurf, Teresa Duarte e João Barciela no Bodyboard. Mais uma estratégiam de marketing para manter a notoriedade adquirida ao longo da vida do Sumol.
Sumol Z, foi lançado a pensar na saúde dos jovens que cada vez mais têm uma alimentação, não muito cuidada. É uma bebidas com Zero adição de açúcar, nos sabores Green (maçã/Kiwi) e Red (laranjas encarnadas/toranjas). O lançamento foi realizado em 2006. Também foi nesse ano que o Sumol marcou a presença no Rock in Rio, oferecendo amostras desse Sumol Z.
E os lançamentos ainda não acabaram, a Sumol, lança o novo Sumol Manga nos formatos de garrafa Pet 1,5l, lata e grupagem de 6latas, reforçando assim a sua liderança no segmento dos refrigerantes de fruta com gás.
Em 2007, a garrafa de 0,25l VTP entra no mercado para o Sumol Manga.
Surge também uma edição especial de Sumol de Morangos, através de uma associação à série juvenil “Morangos com Açúcar”, mais uma forma de mostrar ao público que a Sumol preocupa-se com a satisfação dos consumidores.
Faz o relançamento da garrafa Pet 0,5l, com um novo formato.
E é em Junho, um ano depois do lançamento da Gama Sumol Z, a maca apresenta o seu principal sabor – laranja, mas sem adição de açúcar.
Uma marca líder como a Sumol tem a preocupação constante de procurar novos conceitos e produtos inovadores que possam ir ao encontro das actuais tendências de consumo como demonstra no novo produto, em 2008.
Esta variedade foi especialmente desenvolvida para acompanhar os momentos de consumo no período de Inverno. Com o lançamento de Sumol Intense Laranja com Chocolate a marca tem como principal objectivo fortalecer a sua liderança no segmento, reforçar a sua capacidade de inovação e aproximá-la de forma mais directa ao target jovens adultos (18-24). Este lançamento tem edição especial que será comercializada entre Setembro de 2008 e Janeiro de 2009 em garrafas PET de um litro, em latas de 0,33l e em packs de seis latas. Nota-se perfeitamente que a empresa faz este tipo de promoção para levar os consumidores a consumir e não se esquecerem da marca.
Orientação para o Futuro
Sumol foi, é e continuará a ser uma marca para consumidores de todas as idades que está próxima destes em todos os momentos da sua vida.
Com orgulho no seu passado, Sumol olha agora para os próximos 50 anos como um desafio diário em que a satisfação do Consumidor se mantém como a razão da sua existência. A Sumol, terá de ter uma preocupação, porque os refrigerantes, não são de todo saudáveis, e cada vez mais aparecem mais jovens obesos. Derivado a uma má alimentação, e os refrigerantes têm um grande peso, por isso o refrigerante com gás daqui a uns anos terá de desaparecer e o Sumol muito possivelmente não deverá ter gás.
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