Evolução das Embalagens

1954 – 1991

1954: Ano em que foi inventada a fórmula de Sumol. No Café Caravela D’Ouro em Algês foi apresentado e dado a degustar, pela primeira vez, aos consumidores o Sumol Laranja numa garrafa pirogravada;
1958: Alargamento da gama ao sabor ananás (mantém-se a garrafa pirogravada). A diferenciação dos sabores era feita pela carica: Duas cores, laranja e verde;
1976: Lançamento da garrafa de vidro 1L nos 2 sabores existentes;
1984: Surge o formato lata 0,33L;
1986: Surge a garrafa de 1,5L seguido da garrafa de 2L no sabor laranja.



1991 – 1997

Nesta fase a marca avança com a 1ª grande mudança de imagem (transita dos rótulos brancos para os rótulos de riscas) além de passar a ter as garrafas de vidro 0,25L com rótulo (até ao momento eram pirogravadas);
1994 – Dá-se o alargamento da gama de sabores com o lançamento da variedade maracujá na garrafa de 1,5L, lata 0,33L e garrafa de 0,25L e VTP (Vidro tara perdida).



1997 – 2003

Nesta fase o verde continua a ser a cor predominante mas dá-se uma evolução do posicionamento do “logo” da horizontal para a vertical e do fundo das “riscas diagonais” para o das “manchas”, permitindo à marca construir uma imagem mais natural, dinâmica, jovem e irreverente. Outra mudança que introduziu maior leveza à marca, foi lettering: mantendo a identificação cromática já reconhecida pelos consumidores, o logótipo Sumol é agora iluminado pelo foco de luz que o torna mais impactante.
2000 – Lançamento do Sumol Light laranja na garrafa 1,5L, lata 0,33L e grupagem de 6 latas;
2002: Alargamento da gama light a um novo sabor – Ananás (garrafa 1,5L, lata 0,33L e grupagem de 6 latas); lançamento de Sumol Regular dispensing nas variedades laranja e ananás, passando a ser possível beber o mais reconhecido refrigerante de fruta do mercado a copo. Ao introduzir este novo formato de bebida Sumol foi capaz de acompanhar o fenómeno transversal no mercado nacional que apontava para a crescente
adesão e generalização do consumo de bebidas a copo.



2003 - 2004

Surge o ícone para Sumol regular (modernização do ómega) que tem como objectivo enriquecer a nova identidade e permitir a identificação da marca quando aplicado isoladamente;
Embalagem – o fundo verde das gotas com splash remete para frescura e naturalidade e no caso de Sumol Light o fundo cinzento de gotas (opção cromática associada a light);
Logotipo vermelho;
Impacto das frutas (diferenciação de sabores).



Lançamento do Sumol Ice Manga-Mint, cuja combinação, fruta mais menta, conferem à bebida um sabor único, verdadeiramente refrescante. Esta imagem tem provoca um grande impacto, onde predomina fundo azul que remete para gelo e frescura.

Sem comentários: