Evolução dos Spots na Televisão (1965 - 2002)
1965 – 1991
1º Filme “Um gato é um gato, um cão é um cão.
Sumol é aquilo que os outros não são”. Este filme investe num conceito de diferenciação, demarcando bem a diferença entre Sumol e a concorrência;
1978
O anúncio mais marcante desta época é o do Herman José
Esta foi uma das primeiras campanhas em que a marca Sumol apostou numa figura pública
credível para transmitir o sabor e a naturalidade de Sumol. Esta época remete-nos para a “famosa” garrafa pirogravada
1984
O anúncio “Stora como é que se diz Sumol em Inglês”;
Primeira aproximação relevante aos jovens
1991 – 1997
Sumol. Sinal verde para ti
Passagem de um rótulo branco para a imagem verde com riscas.
Inicia-se a construção de um património visual da marca em que as cores verdes e vermelhas se tornam características, mantendo-se o sabor e a qualidade que o público reconhece no Sumol
Alex
Alex é o cão inteligente cúmplice do seu dono no prazer de beber Sumol.
Estes filmes reflectem a aposta numa comunicação jovem e completamente diferenciadora (introdução de um cão na comunicação de refrigerantes) direccionada para o target Sumol. Ainda hoje os filmes do Alex têm uma grande ligação à marca Sumol, pela notoriedade que conseguiram alcançar junto do público.
2000
Todo o conceito desta campanha pode ser sintetizado numa só frase, que se tornou a sua assinatura: “Sumol já faz parte”. Este conceito surgiu no seguimento de um vasto trabalho de pesquisa junto do mercado que indicou que Sumol já fazia parte do seu dia-a-dia e das suas preferência. Assim, de modo a garantir a estratégia de
rejuvenescimento da marca, surge o “jingle” do filme de TV “Sumol Ska”, interpretado pela banda “Despe e Siga”. Foram realizados 3 filmes que pretendem consolidar a imagem da Sumol junto do público mais jovem:
1. “Agora todos”
A própria banda aparece em concerto, num ambiente festivo e bem disposto,
2. “Praia”
Marcar presença em todas as ocasiões da vida dos jovens, apurando o conceito central de que a Sumol é uma parte tão fundamental da realidade de cada um que a simples ideia da sua ausência basta para nos deixar inquietos e desnorteados.
3. “ting-tung”
Completar a trilogia e reforçar a assinatura da campanha “Sumol. Já faz Parte”, de tal forma que se torna impossível passar sem ele.
2000 – 2002
Esplanada
Desenvolvido aquando o lançamento de Sumol Light. Tudo a que tens direito foi o slogan que procurou passar uma mensagem de um produto saudável sem nenhuma perda de sabor.
"Fanático"
Esta campanha que marca o início da incursão Sumol pelo universo do Futebol, fazendo furor e pontuado pela originalidade, e que ficou bastante conhecida pelo famoso grito:“PORRQUEEE ÉÉÉ QUE DIZES ISSO?!”.
Foi mais uma aposta de sucesso na história de comunicação da marca já que os jovens no seu grupo de amigos começaram a adoptar a frase emblemática do filme
“Hola – Onda”
Ainda no mesmo ano e na sequência do filme Fanático o filme retrata os jovens que respondem ao empregado do
café, quando este lhes pergunta “Quem é que pediu um Sumol?”, fazendo a “Hola” como se estivessem a assistir a
um jogo de futebol no estádio. Neste caso o filme destinou-se a consolidar a associação da marca Sumol à
modalidade desportiva, através de um reforço da frequência e repetição com que o spot foi exibido.
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